Atenção Rio e Baixada Fluminense: Cedae fará manutenção na estação do Guandu e pede economia de água
Moradores da Região Metropolitana do Rio e da Baixada Fluminense devem economizar água nos próximos dias. Na terça-feira, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, que abastece as duas regiões, ficará inoperante durante 24h para uma vistoria. A parada do sistema faz parte de uma manutenção preventiva da Cedae que vai prepara o sistema para o aumento do consumo de água durante o verão.
De acordo com a concessionária, o abastecimento de água começará a ser normalizado logo após o religamento do sistema. No entanto, o fornecimento pode demorar até 72 horas para ser totalmente restabelecido em algumas áreas isoladas, em pontas do sistema, como o Recreio dos Bandeirantes, e em regiões mais altas, como Santa Teresa. Por isso, a empresa pede que as pessoas encham suas cisternas e evitem fazer serviços que possam ser adiados, como lavar calçadas e carros, em todo o Rio e na Baixada. Um esquema especial foi montado para atender hospitais e órgãos de atendimento essencial com carros-pipa no período em que a estação estiver inoperante.
Os técnicos da Cedae farão vistoria nos reservatórios, nos canais de água filtrada da estação de tratamento e nas adutoras e elevatórias que compõem o sistema do Guandu. Cerca de 3 mil pessoas irão trabalhar em diversos pontos da região metropolitana. A estação do Guandu trata 43 mil litros de água por segundo.
via: jornal Extra
Comentários
Postar um comentário